sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Globo Não Aceita Críticas

  Desde a última terça-feira, quando foi ao ar, no Profissão Repórter, da Rede Globo, o "desfecho" do caso Dora, dezenas (isso mesmo, dezenas) de amigos e pessoas que nem conhecia, mas que me escrevem agora, tentam postar no site do programa. Não são aceitos! Críticas sobre a má reportagem, tendenciosa, em que a repórter Gabriela Lian se abstém de me acompanhar "porque não se sentiria a vontade", a voz furiosa de Caco Barcellos "De jeito nenhum!", quando a outra repórter Eliane Scardovelli, um tanto penalizada com minha condição, liga  para o chefe e conta que eu quero muito saber o paradeiro de Dora, não são publicadas.  A Globo não aceita críticas!
 Uma amiga que mora em Portugal foi a primeira a me escrever sobre esse tema, ainda mandou o comentário, para eu analisar se era ofensivo. Não, não era. No site só são aceitos comentários de como o programa é incrível, informativo, fantástico, formidável! Pobre nação que toma como verdade absoluta o que passa no canal de maior audiência do País.
 Depois de 3 dias já posso considerar alguns desdobramentos da reportagem: não foi positiva para mim, mas foi muito negativa para o ator Jonas Golfeto. Até uma colega dele, que sem me conhecer me achava um monstro, mudou de ideia. Tanto foi o empenho do famigerado ator em vestir a fantasia de pai amantíssimo, que quer salvar a filha da mãe doente mental! Além das máscaras que vai tirando da sua canastra, quando a anterior não convence mais, como bem pontuou meu primo Oswaldo Gonçalves Junior, também ator e conhecedor de truques cênicos. Pois agora a outra parte provará de sua própria canastrice. A colega dele ficou indignada da forma bruta com que o amoroso pai retirou a filha da escola. "Como teve a coragem de chamar a Rede Globo para registrar esse momento tão delicado?" Sim, caros atores de verdade, ele só queria aparecer na TV, tornando pública sua carência de atenção.
   A outra parte fez questão de gravar o momento em que traumatiza a filha e a tira de uma vida feliz. Mesmo que os avós e toda a família se empenhem em me eliminar da vida de Dora, façam da minha filha uma alienada, usando a vasta experiência em medicina psiquiátrica e psicologia, agora eu tenho a prova cabal. Se Dora acreditar nas mentiras do pai, que só quer o melhor para ela, mostro tudo o que foi gravado. "Eu SEI que você está sofrendo. O papai também sofreu bastante". "Você vai deixar eu falar com a minha mãe? Hoje não!". "Então eu não quero ir, eu não quero ir!". "Confia no papai. O papai vai respeitar você". Pobre Dora, ela que sabia tanto sobre respeito e confiança. Seu mundo caiu.
  O que a reportagem "verdade" não mostrou é que sua mudança de cidade é totalmente "fake". Eu tinha essas provas, mas preferiram não mostrar, já que não estava no roteiro da matéria! Que Dora vive com os avós, o renomado médico José Hércules Golfeto e a não menos conhecida no meio catedrático, Ed Melo Golfeto, também não quiseram mostrar. Pior, esses avós, procurados agora por outros meios de comunicação, que querem mostrar a verdade, negam-se veementemente a dar qualquer entrevista! Ordem do advogado! Para a Globo a família Golfeto topa dar entrevista. A avó adorou aparecer em matéria veiculada dia 22 de junho de 2010, toda sorridente, mostrando os brinquedos da neta "desaparecida" há mais de 3 anos.
  Sei que essas minhas palavras, lidas com  avidez pela outra parte, aumentam (se é que isso é possível) o ódio mortal que a família Golfeto sente  por mim. Mas nesse momento é a única forma que tenho de mostrar a verdade. Eles usam de psiquiatria e dinheiro, suas armas. Eu uso amor e verdade, minhas armas. Deve doer muito neles ver tanto de mim em Dora, sua destreza com as palavras, solidariedade, compreensão dos fatos, humor sagaz e determinação. Características essas que nunca encontraram em seu primogênito. Cortaram qualquer vínculo de amor e amizade mantidos por Dora. Como psiquiatra e psicóloga eles sabem que isso é doentio, fará um mal danado para Dora, já está fazendo, não consigo entender porque recusam até ligações de Dora, conversas no msn com antigos amigos. Querem apagar, matar a vida que Dora tinha, apagar a mãe de Dora. Doentio. Muito doentio.

Sobre a Bolívia

   Quando me despedi da equipe Eliane Scardovelli e Wellington de Almeida fiz meu comentário irônico, porque não podia deixar passar essa: "Então, já deu, né? Ou vocês vão me procurar no ano que vem quando Dora estiver comigo?". Mas o caso Dora foi encerrado, já que o pai, cheio de mágoas, deu a seguinte declaração: "Ela está adaptada!"
  Eis que outro caso é a bola da vez: Caroline. A equipe falou com a mãe e procurou na Bolívia o pai "sequestrador", José Manuel. Vi na reportagem outros olhos da equipe, procuraram vizinhos, que comentaram sua dedicação e participação na vida da filha, que não é biológica, mas é de coração e registro. Falaram com a babá que ajudou a cuidar de Caroline quando morava com o pai. Quando deram a primeira matéria sobre Dora, ninguém procurou ex-babá ou amigos meus, por quê?
  Entendo José Manuel. Ele tinha a guarda da filha, a ex se casou e pede a guarda, até aí tudo bem, está correto, direito da mãe. O pai tem direito de visita. Na primeira visita não devolve mais. Isso é errado. José Manuel deveria ter a paciência que não tive, foi mais impaciente ainda, pois eu aguentei um ano de visitas com Dora, mas ao vê-la definhando e sofrendo, fiz o que fiz.
  Desde ontem meu blog começou a ser lido na Bolívia - dá pra ver no ícone estatística. Se José Manuel estiver lendo,  procure resolver de forma legal, porque tudo só poderá piorar, experiência própria. A equipe investigativa do Profissão Repórter fará desse caso o da vez. E Caroline será exposta no próximo programa sobre o tema, para dar um desfecho na história. E para a mãe Jussara, minha solidariedade também. Pelo que percebi na matéria, apesar de angustiada, essa mãe sabe que José Manuel não fará mal a filha. Paciência é a palavra para esses casos. As crianças crescem mais rápido que os processos de Vara de Família.

5 comentários:

  1. Um pouco mais de paciência, Dri! Sinto que Dora e você estarão juntas brevemente!
    Também achei que o programa teve uma edição capciosa, porém se Jonas achou que ficou bem na fita, ledo engano!
    E no caso da Bolívia, ao que parece, o pai mesmo errado, é movido pelo amor à filha. Já no caso de Dorinha, infelizmente o que move o guardião (este não pode ser chamado de pai) é o rancor e desejo de vingança!
    Mas vc vencerá! Vc, Dorinha e Miranda estarão juntas sim! E breve!!!
    Beijos!
    Syleide

    ResponderExcluir
  2. a rede globo é podre..sempre foi...

    sempre estou por aqu viu!


    Moro a 100 km de Rib.. se eu puder te ajudar qq forma... me fale : dridocedri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana,
    Como esta a situação? Pelo que entendi vc tinha que entrar com processo de regularização de visitas, é isso? E depois de reversão de guarda né?
    Conte pra gente como andam as coisas.
    É angustiante acompanhar o blog e ficar sem notícias!
    Essa nossa justiça é muito lenta mesmo....
    Um abraço
    Tatiana

    ResponderExcluir
  4. Globo uma pergunta
    Por que vocês colocaram shrek de noite se as crianças estão dormindo colocam de tarde assim as crianças podem assistir e agora vão colocar o filme de tarde que é para menores de 16 anos o nome do filme é (Meu tio matou um cara)depois quando acabar as férias vocês passam filme para as crianças dai assim as crianças ficam com muita vontade de assistir está na hora de vocês acordarem um pouco vocês ponhe filme de tarde que não tem nada a ver se liga um pouco vocês tem que acordar depois que vocês perderem a audiência não vem chorar dizendo que a culpa é nossa mas não

    ResponderExcluir
  5. enviei para a clinica do avô de dora, José Hércules Golfeto, esta mensagem:
    em nenuhma situaçao se pode aceitar que a criança fique sem contato com os pais. se a mae de sua neta errou por nao permitir que o pai a visse, pior é a retalhaçao de nao permitir que a mãe a visite ou tenha contato com a criança. o importante é pensar no bem estar da criança, sua neta, que precisa do amor e carinho de todos os que estiverem disponiveis para ama-la. nao fomentem o sofrimento. isso só vai piorar a situaçao para a sua neta e para voces, consequentemente

    ResponderExcluir