sexta-feira, 21 de junho de 2013

Infelizmente não é Anarquia o que Acontece no Brasil

    Preciso escrever, mesmo estando tudo ainda tão confuso. Tem muita gente com medo que o Brasil esteja perto de sofrer um Golpe Militar, com uma minoria de direita reacionária indo às ruas quebrar, atacar, violar. A primeira vítima fatal (espero mesmo que seja a única) das manifestações que tomaram conta do País aconteceu ontem, em Ribeirão Preto/SP. Não foi a Polícia Militar que atirou. A Polícia Militar também não aguenta mais servir de escudo para políticos engravatados, corruptos, demagogos. Não foram manifestantes descontrolados. Foi um representante da minoria dominante capitalista que ficou "nervosinho" porque a manifestação popular atrapalhava seu percurso. Sinto, antecipadamente, pela impunidade que esse caso certamente terá. O assassino irá preso? Dificilmente isso acontece nesse País e esse é meu maior motivo de indignação e pelo que sempre me manifesto: a forma torpe como o Judiciário abre brechas para crimes nunca serem punidos ou quando acontece, com demora angustiante, com mais brechas para sair da prisão em pouco tempo. Aqui só pobre vai para a cadeia. Muitas vezes sem nem ter cometido crime algum. E lá aprendem como ser bandidos de verdade. A lentidão do Judiciário é enlouquecedora. Isso na esfera criminal, porque na civil, a gente morre e não vê o fim do processo.
    Agora tem gente falando em impeachment. Já escrevi aqui que não é para tanto. Devemos nos lembrar que o vice é o Michel Temer, isso é temeroso demais (com trocadilhos mesmo). O que queremos é Reforma Política. Mudaremos o presidente democraticamente nas próximas eleições. O Movimento Passe Livre mostrou que é possível conquistar pela manifestação. As tarifas foram baixadas. Isso fez com que nós acordássemos e saíssemos protestando contra tudo que achamos errado. Tem reacionário, neonazista nas ruas com cartazes fascistas? Sim, tem, sempre terá. Não vamos voltar para ditadura. A Dilma pegou em armas e lutou contra a ditadura, porque agora que ela está no comando vai deixar a ditadura voltar? Está mais articulada com governos de todo o mundo, imagino que tenha sido embriagada pelo poder, mas é hora da ressaca terminar. Esperamos um pronunciamento à altura do que está acontecendo neste País.
   
    O futebol deixou de ser "o ópio do povo". Em plena Copa das Confederações as principais avenidas das principais cidades estão tomadas. Pelé está sendo ridicularizado por ter pedido para o brasileiro "esquecer esse negócio de manifestação e ir torcer para a seleção, que é nosso sangue". Ronaldo perdeu a chance de ficar calado quando disse que Copa do Mundo se constrói com estádios, não com hospitais. Muito bem, imaginem na Copa, os turistas com dengue e sem soro para todos. Não, não quero ver isso. Os tempos mudaram, não estamos mais para ídolos esportivos vendidos. Sabe aquele garoto Neymar? Aquele que joga com paixão e genialidade? Ele se manifestou apoiando movimentos pacíficos por todos os direitos básicos, que deixamos de ter há décadas: saúde, educação e lazer. Sinal dos tempos...
     Ontem, 20 de junho de 2013, foi inesquecível para a história do Brasil e para minha história em particular, pois completei 43 anos e jamais esquecerei esse dia de divisor de águas, de partidos, de considerações políticas, de violência gratuita, de manifestação pacífica. Em Santos, onde estou, foi muito pacífico até onde vi e acompanhei. Agora tem uma parte, inclusive de formadores de opinião, dizendo que não ter  partido é pedir a volta da ditadura. Primeiro, não sou contra partidos, sou apartidária, não tenho partido, nenhum partido me representa. Nas vezes que me envolvi, me decepcionei muito, muito mesmo. Isso só fez crescer minha veia anárquica. Só me fez aprofundar cada vez mais no pensamento anarquista. Por isso gostaria de esclarecer um pouco algumas pessoas ignorantes - no sentido literal da palavra, que ignoram, que não tem conhecimento - sobre o que é anarquismo, para que parem de espalhar a ideia equivocada que anarquia é bagunça e destruição. Estou cansada de ler postagens em redes sociais dizendo que sem partido viveremos em Ditadura ou em Anarquia. Sim, sem partido viveremos em anarquia e isso seria lindo, maravilhoso, além de utópico.
     Anarquismo vem do grego anarkhos, que significa "sem governantes, soberania, reino, magistratura". É uma filosofia política com várias teorias para eliminar totalmente qualquer governo compulsório. Anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja aceita com liberdade. Anarquistas se organizam de forma libertária, com base na livre associação. Anarquia significa ausência de coerção, não a ausência de ordem. Então, por favor, respeitem os nobres anarquistas e parem de ficar nomeando esses baderneiros, vândalos e violentos cidadãos que estão tentando arruinar uma manifestação legítima, como anarquistas.  Há uma noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos,  que se popularizou entre o fim do século XIX e o início do XX, pelos  meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. Nessa época os segmentos operários com fundamentos libertários estavam muito bem organizados, por isso surgiram inúmeras campanhas antianarquistas. Outro equívoco grosseiro é considerar anarquia como ausência de solidariedade (indiferença) entre os homens, sendo que um dos laços mais valorizados pelos anarquistas é o auxílio mútuo. A ausência de ordem chama-se anomia.
    Outra coisa que me irrita é ler o tempo todo: "O povo acordou, que orgulho do povo brasileiro". Espera aí? Que povo? Nós acordamos, nós somos o povo brasileiro, nós temos que nos orgulhar de nós mesmos. Esse tipo de comentário está recheado de preconceito e arrogância. O que eu quero é Justiça! Quero Reforma Política! Quero amor e quero anarquia, mesmo que tardia.
   

4 comentários:

  1. Tbm desejo reforma política, do código penal, do estatuto da criança e do adolescente tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de escrever um novo texto... é muita reinvindicação... vou tentar postar uma a uma as principais mudanças que eu desejo ver nesse País. Um grande beijo!

      Excluir
  2. Voce poderia me informar como eu defenderia anarquia em um tribunal ?? é para um trabalho da escola..

    ResponderExcluir
  3. se prefiri me adc no face https://www.facebook.com/mayara.queiroz.167 ou no email mayaradasilvaqueiroz.@gmail.com .. To precisando muito de ajuda

    ResponderExcluir