quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Os Signistas

    Que eu tenho insônia e passo muitas noites deprimida não é novidade. Que eu tento ler e não consigo me concentrar, também não. Nem que no meio da noite eu costumo escrever sobre meu cotidiano bizarro. Algumas histórias são até impublicáveis, ao menos por agora, enquanto estou envolvida num processo praticamente interminável. Mas algo muito significativo tem acontecido nas últimas madrugadas insones. Não estou mais em lágrimas e muitas vezes me pego rindo alto e sozinha. A razão disso é um grupo fechado, que se tornou secreto, denominado Signismo. Que remete ao cinismo. E a ironia fina sempre me caiu tão bem.
    A alusão à astrologia é clara e foi uma ideia brilhante da querida Giovana Lizana, uma garota de 19 anos, que não conheço, mas amo. Assim como eu, essa garota também passou por um processo pesado de depressão. No grupo, além de estudos astrológicos divertidos, a regra é fazer bullying com os signos. Por isso é secreto, porque nem todas as pessoas entendem piadas sarcásticas ou suportam críticas duras.
    Assim que entrei para esse grupo alguém postou o mapa astral do Robert Smith (The Cure), não entendi nada, mas achei perfeito. E vários comentários se seguiram. "Opa! O povo aqui gosta do cara, isso é bom". Então fui percebendo várias outras semelhanças, apesar de eu ter idade para ser mãe da maioria deles. E isso foi me enchendo de esperança. Percebo uma geração libertária, sem preconceitos, livre de dogmas ou estereótipos. Pode ser que seja apenas esse grupo, mas pelo poder de comunicação e expressão, imagino que consigam atingir muitas outras pessoas também. Conseguiram me atingir.
    Como boa geminiana de espírito jovem e sem modéstia, "gostei do grupo porque encontrei pessoas quase tão inteligentes quanto eu". E posso colocar uma frase dessas lá sem parecer pedante ou arrogante. Na análise do meu mapa alguém disse que tinha inveja do meu cérebro, fiquei lisonjeada como uma leonina. E assim seguem detonando cada signo, embora o pobre capricorniano seja o mais estilhaçado. Escorpião ninguém compra briga porque ninguém quer um inimigo destes (infelizmente o único inimigo real que fiz na vida, nasceu com esse Sol aí). Mas também tenho melhores amigas sob essa influência. E pretendo manter a amizade até a morte!
     Quando alguém tem muito câncer ou peixes no mapa: "Nossa! Quanta tristeza você carrega contigo". E no tópico mães, pobre de mim que tenho mãe canceriana e sofri chantagem emocional a vida inteira. Além de um pai virginiano tão exigente que, na primeira vez que tirei um nove na escola, me perguntou qual parte da matéria eu não entendi. Agora sei porque tanto sofrimento e porque sou assim: A Culpa é Das Estrelas!*
     Embora eu ache que está tudo errado desde antes de eu nascer, já que nasci de cesárea e nem era hora ainda, percebo que isso também me livrou de ser canceriana. Curioso eu ser ateia e, de repente, me ver fazendo análise astrológica, mas descobri que tenho uma tríade aí que só pode ser de alguém muito genial. Também parei de detestar meu ascendente em câncer, porque segundo os estudos dos astros, isso me dá muita sensibilidade para as artes, principalmente, a literatura. Pronto! Está escrito nas estrelas mesmo! Nasci para ser escritora!
      Cômico mesmo foi eu colocar uma dúvida sentimental na roda e chover comentários sobre com quem eu combino e porquê. No fim um garoto lá escreveu: "Você não é geminiana? Fica com os dois!" Tão prático. Quis dar uma de entendida e disse que minha Lua em capricórnio  não permitia isso. "Que nada! É que você tem Vênus em leão". Não entendi nada, mas achei ótima essa Vênus. E quem vê pensa que estou podendo tudo isso. É só um tipinho de geminiana sedutora mesmo.
    E nas apresentações, como um grupo de apoio tipo AA/NA, uma garota se apresentou sendo maravilhosa, uma escorpiana, com ascendente em peixes e lua em câncer. "Com esse mapa, você não pode ser maravilhosa!" Francamente, quando e em qual lugar eu poderia escrever uma coisa dessas nesse mundo que está ficando chato de tão politicamente correto**?  Quem ouviria isso sobre si mesmo sem ficar com raiva? Mas a pessoa ainda acha graça. É muito bom rir de nós mesmos e agora me pego rindo o tempo todo por dentro, rindo de mim.
      Os signistas não sabem, mas agora ficarão sabendo como tem alegrado minhas madrugadas insones. Acredito em tão pouco, apesar de acreditar sempre no amor. Nesse tipo de amor que preenche os espaços vazios. Acredito nesse amor que move as pessoas física e emocionalmente, com poder transformador. Os signistas são pessoas de muito amor, com toda a acidez da verdade que não dói. São mesmo inspiradores. Sou muito grata a essas pessoas que não conheço, mas reconheço em tantas palavras e rapidez de pensamento. Como é bom ter esperança.     

* A Culpa é Das Estrelas (John Green/EUA) é o título de um livro que minha filha Dora estava lendo, sobre uma paciente de 16 anos, com câncer terminal e que busca ajuda num grupo de apoio.

** O politicamente correto torna-se chato, sim, apesar de necessário para pessoas sem noção.

Um comentário: