sexta-feira, 20 de maio de 2016

A Cultura que Divide o Brasil

   A equipe de Aquarius, que concorre à Palma de Ouro de Cannes e dirigido por Kleber Mendonça Filho, protestou na última terça-feira contra o "golpe de Estado no Brasil", durante a estreia do filme no Festival. Eles tiraram das roupas cartazes com os seguintes dizeres: "Um golpe ocorreu no Brasil", "Resistiremos" e "Brasil não é mais uma democracia". E voltaram a se manifestar com gritos "Fora!" na sala do Grande Teatro Lumiere, minutos antes da projeção. Kleber Mendonça Filho já havia recebido vários prêmios e indicações por seu longa de estreia, O Som ao Redor, considerado pelo The New York Times, um dos 10 melhores filmes de 2012.
  Essa manifestação causou polêmica por aqui. Uma das decisões de retrocesso do presidente interino, Michel Temer, foi transformar o Ministério da Cultura em Secretaria, atrelada ao Ministério da Educação, como corte de gastos. Então a classe artística e todos os seus simpatizantes saíram às ruas para protestar. Mas não pensem que o apoio é geral e irrestrito. Muita gente tem chamado artista de vagabundo e dizendo que todos "mamam nas tetas do Governo". Kleber Mendonça Filho tem um cargo público em Recife, Pernambuco. Ou tinha, pois seu ato, segundo o atual governo opressor, é merecedor de demissão. E tem tanta gente apoiando essa demissão! Gente que não entende que esse homem faz uma campanha positiva do Brasil no exterior. 
  Muita gente não entende que trabalhar fazendo teatro, filmes, música, livros é trabalho. Talvez porque o trabalho esteja intrinsecamente relacionado ao tédio, ao mecânico e repetitivo, sem alegria. Então quando alguém trabalha em algo que parece divertido, diminui-se o valor do trabalho. Essa mentalidade é tão tacanha quanto preconceituosa. O artista tem prazos, ensaia e fica cansado, sente fome e quer ir para casa logo descansar. Muitos não recebem nada enquanto ensaiam, só após a estreia. A maioria dos artistas trabalha por amor e vocação. O dinheiro, quando vem, é consequência.
   Tenho lido e ouvido pessoas falando que tem que boicotar esse filme! Que tem que fazer uma "cruzada" contra "essa gente". Cultura não é só arte. É também preservação de patrimônio histórico, de festas populares, de línguas indígenas. Não é  tanto o fim do Ministério da Cultura o que me entristece, é  mais a reação de ódio das pessoas contra os artistas. O fascismo cresce diariamente no Brasil. É assustador. Amanhã fará uma semana que afastaram a presidente Dilma. Nesses dias o interino e sua equipe tomaram as seguintes medidas: 
- O Ministério da Educação vai apoiar a cobrança de mensalidade das universidades públicas para cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
- O novo Ministro da Saúde, Ricardo Barros (que é um engenheiro) analisa a possibilidade de privatizar o Sistema Único de Saúde. Disse que não há como manter os direitos constitucionais, como acesso à saúde, ou seja, quem não tiver plano de saúde, morre à míngua.
- O novo Ministro das Relações Exteriores, José Serra (que nunca termina mandato que começa), como sua primeira ação, deu um passaporte diplomático para um pastor de igreja evangélica e sua esposa. O casal poderá agora viajar pelo mundo sem pagar nada, representado o Brasil que, definitivamente, não é um Estado Laico.
-  O novo ministro da Justiça, Alexandre Moraes,  tem no currículo ataques policiais a estudantes e movimentos sociais e já foi advogado de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, que está afastado, mas continua mandando em tudo, inclusive nas decisões do presidente interino.
- Foi revogada a construção de 11.250 moradias do Minha Casa, Minha Vida, projeto destinados às famílias com renda mensal de até 1.800 reais.
- O Ministério da Educação suspendeu novos contratos do Fundo de Investimentos Estudantes (Fies), suspendeu a seleção de oferta de bolsas dos programas Universidade para Todos (Prouni) e Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
   E claro, enquanto escrevo aqui, mais medidas de cortes de direitos devem estar sendo tomadas.

    O Brasil está culturalmente divididos. Tem "jornalista" de revista de direita, ator pornô e deputado evangélico fazendo vídeos, pedindo às "pessoas de bem", que não assistam Aquarius. Aqui é assim, ator pornô e pastor deputado evangélico pensam a mesma coisa. Bancada evangélica do Congresso e pornografia se misturam.
     Pessoas que fizeram ensino superior, que tem emprego e profissão estão aí, defendendo o fim do Minc. Tem até artista defendendo também. E tem os que não sabem o que a Lei Rouanet significa e falam tanta asneira que me dá vergonha alheia. Nunca tive tanta vergonha de ser brasileira. Porque agora não é mais pelos governantes, pelas aberrações do Congresso Nacional e do Senado, mas pelos que me rodeiam. Pela ignorância fascista de pessoas que tiveram privilégios e oportunidades. Pelo ódio que se espalha contra as minorias. Pela diminuição dos direitos das mulheres. Por perceber pessoas próximas com discursos intolerantes que não tolero.
    Já começo a pensar em ir para outro País. Já conversei seriamente com amigos sobre a possibilidade de mudança. E já me mandaram para Venezuela e Cuba, porque para os ignorantes, ser contra a opressão que se instala no Brasil é ser comunista. E tanta ignorância e intolerância juntas estão me fazendo sofrer mais do que com esse Golpe dado no País. E antes que os ignorantes digam "ele é o vice, votou na Dilma, votou nele, então não é golpe", respondo que quem votou nela*, votou em um vice que estava de acordo com o Governo. Ninguém que votou nela esperava que o vice iria romper e tramar contra a presidente, descaradamente, com a conivência e ajuda absoluta das principais mídias.
    Vocês que lêem esse blog em outros países não imaginam o que está acontecendo aqui. É como uma tática de guerra, as medidas apresentadas são como pauladas e ficamos tão atordoados que não sabemos contra o que lutar.

*Não votei nas últimas eleições, não voto desde 2002. Mas aceito a decisão da maioria. E a maioria votou em Dilma Roussef. E fiquei aliviada que Aécio Neves não venceu. Porque o helicóptero do senador José Perrela pousou na fazenda do senador Aécio Neves com meia tonelada de cocaína pura e as investigações deram em nada. Ninguém sabe de nada e as pessoas que votaram nele parecem não se importar com o tráfico de drogas, mas são pessoas de bem, as mesmas que irão boicotar Aquarius.


Nenhum comentário:

Postar um comentário