quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Dor do Outro

   Ontem estive com a melhor amiga da Dora, Raquel, uma menina inteligente, sensível, talentosa, bonita e carinhosa, assim como Dora. A mãe de Raquel já havia me contado da tristeza da filha por causa da Dora, não só a falta da Dora, mas pelo que Dora está passando, já passou e ainda passará, também o sentimento de perda, porque Raquel não sabe quando verá ou falará com a amiga de novo, ficou um espaço vazio em sua vida. E essa tristeza e angústia são intensas, porque crianças são urgentes, quanto menores, maiores suas urgências. Dora tem 9 anos, viver sua vida de novo, para ela é urgente, há quinze dias ela foi arrancada da sua vida! Levada da escola, no meio da aula, com oficial de Justiça, pai, advogado do pai e equipe de reportagem. Esqueceram de levar um psicólogo, um assistente social e de chamar a mãe para que ela não se sentisse tão perdida.

 Estive com Raquel porque a equipe de reportagem do Profissão Repórter esteve na casa dela, mostrar como vivia socialmente Dora. Raquel, que é só sorrisos, tinha um olhar triste, ao falar das brincadeiras que costumava ter com Dora.  Não ouvi a entrevista, não sei se falou das revistas que criavam, sobre moda, fatos cotidianos e algumas viagens do que elas querem que aconteça. Não sei se falou das coreografias que criavam e ensaiavam, se falou dos jogos de palavras e raciocínio, porque elas gostavam de brincar de estudar. Espero seja o que for que Raquel falou, ajude Dora, nem que seja para quando essa matéria sair, Dora fique feliz por ver Raquel e saber que ela sente tanta amizade por ela.

A mãe de Raquel, Claudia, também foi entrevistada, pois somos amigas de fé por conta da amizade de nossas amadas filhas. A família toda sente, mas Raquel... ela partilhava os sonhos de Dora, como só as melhores amigas partilham, uma torcia pela outra, vibrava (e continuam vibrando em energia postiva), apoiava, inspirava. A melhor amiga de Dora sente sua dor. Mas quem está com Dora, não sei com quem, como e onde está, não sente a dor de Dora. Porque se em Raquel dói tanto assim a falta da melhor amiga, Dora sente essa falta, somada irmã, mãe, casa, amigos, livros, escola, balé, roupas, brinquedos, sapatos, fivelas... ela foi levada de uniforme, mochila e tênis. É tudo que Dora tem da vida que lhe era tão preciosa.

   Ela não mais conversou com nenhum amigo, nem com a mãe...suas referências foram todas arrancadas! Ela não pode mais escrever no msn, fazer ligações, receber ligações. Eu pedi para várias pessoas ligarem  em um número que ela me ligou por duas vezes, na primeira me contou que estava com o vovô, vovó, pai e tia, depois que eu disse que a amava e que faria de tudo para trazê-la de volta, ela disse "tá bem mamãe", começou a chorar e desligou. Na segunda, perguntei onde estava, disse que o pai não deixava ela falar onde estava e então desligou, desligaram... e assim vive Dora agora, com sua liberdade de expressão presa, cortada, privada. Seus sentimentos devem estar confusos. Seu coraçãozinho apertado.

   Há 4 anos e cinco meses, levei Dora para uma visita de final de semana e nunca mais devolvi na casa do pai dela. Agora eu sinto o que pode ter sido a dor do outro... mas não senti, durante esses 4 anos, cinco meses e 4 dias, dor em Dora. Mas dói muito em mim, a outra dor. Assim como Raquel sente tanto a dor da Dora.

2 comentários:

  1. A falta de Dora dói muito em muita gente que teve, e espero terá ainda, o privilégio e a sorte de conviver com essa menina, bailarina constante, flutuando com passos leves em sonhos e brincadeiras.
    Tive essa sorte e sinto muito sua falta.
    Podem afastá-la de sua vida, mas nunca dos seus sonhos, sua felicidade imensa, seu mundo fantástico e jamais podem afastá-la do amor imenso por sua máe, irmá, família, amigos...
    Que toda a sua dor seja efemera e que os sonhos e a esperança sejam eternos.
    Meu eterno amor e muita fé na justiça da vida (e nào do homem).
    Força amiga
    Flá

    ResponderExcluir
  2. Poxa vc escreveu bem no dia do meu aniversário!!! eu sou sobrinha da Simone e do Paulo, talvez vc não lembre de mim, mas eu lembro de vcs, lembro q qse todos os aniversários da Maria qdo vcs estão lá nós cantamos parabéns pra ela tb não é isso?
    Estou seguindo seu blog, já compartilhei no orkut, no twitter e no face, espero q meus amigos sigam tb para que de alguma forma ajude vocês em alguma coisa, fiquei muito chocada com a forma que ela foi tirada de você e espero que dê tudo certo q que vc esteje com ela logo.
    Bjus

    ResponderExcluir