quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sem Perdão


   Quando conheço alguém novo, penso três vezes antes de falar que sou mãe de Dora. Muitas vezes falo que só tenho Miranda. É difícil explicar como uma mãe fica 18 meses sem saber da filha. Pior é explicar a perda da guarda, já que, como bem escrevi aqui, a maioria pensa que "nem puta perde a guarda de filho". Mas quando percebo que o conhecido pode virar amigo, não tem como escapar.
  E foi o que aconteceu com Gustavo Costa, numa daquelas coincidências incríveis que para mim já tornaram-se corriqueiras. Estava eu com Djalma Santos, Valdir Moraes, Norian Segatto, Flavio Prado e Camila Tostes, no café de um flat em São Paulo, na fase final das entrevistas para o livro Djalma Santos: Do Porão ao Palácio de Buckinghan, quando um simpático mineiro, fanático por futebol exclama para Djalma: "Mestre, não o encontro em Uberaba e te vejo aqui!". Então o boleiro participou do papo e trocamos contatos, já que Gustavo mora metade da semana em São Paulo, metada em Uberaba (MG). Na semana seguinte eu e Camila, a fotógrafa, viajaríamos para Uberaba e poderíamos nos encontrar. E foi o que aconteceu. Gustavo foi tipo um assessor de imprensa para nós, passou contatos, nomes, endereços e ainda fomos os três (eu, ele e Camila), mais Djalma e sua esposa Esmeralda, jantar num charmoso restaurante de Uberaba. Para completar, quando falei que nadava e era de Santos, o cara me pergunta se conheço Rodrigo Salles, que nadava no Internacional de Regatas. "Claro! Irmão da minha querida amiga Luca!". A Terra é um planeta pequeno. Gustavo foi casado com Luciana Salles, é pai de seu filho! Na hora ligou para Luca, que ainda falou para eu aproveitar bem dele, pois sabia tudo de futebol. Luca também é uma boleira, uma mulher que, como eu, adora ver e falar de futebol.

   O  mundo é mesmo bem pequeno para quem viaja muito, conhece muitas pessoas e faz muitos amigos. Não demorou muito ele soube de Dora e não consegue entender como tudo aconteceu. Sugeri que lesse o blog, embora esse blog não seja cronológico, seja demasiadamente visceral e profundamente triste... embora eu tente escrever sobre outros temas, mais amplos, mais amenos, menos dolorosos... mas que não fogem da ideia inicial, que é mostrar para Dora o que acontece, quem sou, quem fui, o que faço...

  Não dá para escrever aqui tudo que acontece desde 2004, quando perdi o controle da minha própria vida... por isso comecei ler emails antigos. Infelizmente não tenho todos, porque eu guardava mensagens em que Jonas Golfeto escrevia que eu era "muito mais velha" (5 anos!), eu que quis ter a filha e que cuidasse e sustentasse sozinha. Eu guardava essas mensagens, em que também me chamava de escrota. Mas certa vez, minha querida amiga Flavia Vieira, vinda de uma Universidade de Yoga, nos EUA, disse para apagar essa mágoa, que não valia guardar nada... e eu caí nesse papinho de amor universal...
  Pois o ser nefasto guardou e colocou no processo apenas minhas respostas iradas, tamanha a falta de respeito. Eu escrevia pedindo para ele ficar com Dora, porque eu ficava com ela todos os finais de semana, nunca tinha tempo para mim... Jonas não queria saber de ficar com a filha. Infelizmente, como disse outro amigo Gustavo, o Liedtke, Dora virou um objeto de disputa de poder. Eu nunca quis acreditar nisso, mesmo com os fortes indícios no dia de seu nascimento. Jonas chorava emocionado cada vez que alguém entrava no quarto da maternidade Pro Mater, em São Paulo, para parabenizá-lo, Nesse dia, o avô, o psiquiatra infantil José Hércules Golfeto, disse de forma debochada e cínica: "Quero ver quanto tempo vai demorar para enjoar do brinquedinho". O próprio avô chamou Dora de brinquedinho! Essa frase chocou várias pessoas que estavam presentes. E se algum de vocês presentes lerem esse post, por favor, ratifiquem a informação. Eu cheguei a dizer isso para o Dr Golfeto, mas ele, com sua memória conveniente, disse não lembrar de ter proferido tais palavras.
  Então comecei a ler emails que guardei após ter feito a loucura de ter eliminado minhas provas, pois nunca imaginei que teria minha vida devassada em rede nacional, em jornais... por muito tempo fiquei calada para não expor Dora, mas depois que o próprio pai, guardião legal, em quem a Justiça confia total poder sobre a filha,  chamou Rede Globo para gravar busca e apreensão, nada pode ser mais constrangedor. Dora lembrará para sempre seu momento mais traumático! Jonas Golfeto fez questão de eternizar isso! Talvez tenham sido os seus 15 minutos de fama.
   Muita gente também fala para eu tentar conversar com ele, de boa. Gente, amigos queridos, eu tento, eu tentei por anos! Eu escrevi, eu ligo há quase 18 meses na casa daquela gente, nos consultórios dos avós. Não falam comigo, desligam o telefone todos os dias na minha cara ou deixam na secretária eletrônica. O email abaixo é uma prova do tanto que eu tento e das respostas frias e calculistas de quem não sente nada.
   Tudo isso para dizer que nunca imaginei me envolver com um psicopata, que age friamente e não sente a dor alheia. O psicopata planeja tudo, nem que leve anos para concretizar seu objetivo. Jonas Golfeto está nessa missão há muito tempo e eu, tola e emotiva, sempre tentei emocionar aquele cérebro doente e perverso. O email abaixo foi enviado para Jonas após ele ter revertido a guarda, inventando que eu fugiria para o Chile, porque tinha "um namorado" lá. Ele sumiu com Dora por 15 dias, sumiu nada, levou para Ribeirão Preto, como sempre, pois é incapaz de cuidar dela sozinho. Nem agora que ela já tem 10 anos e é (ou era) muito esperta para a idade. Jonas sumiu com Dora e mudou de endereço em São Paulo, mudou-se para a casa da então namorada Luciana Viacava, uma atriz de teatro infantil. Isso tudo aconteceu em 2005! Nesse email eu peço perdão por tudo que eu nem sabia que tinha feito, eu imploro, eu me humilho, aliás, só tenho me humilhado desde então. A resposta dele é fria, iguala o sofrimento de Dora ao seu, assim como fez no famigerado programa do Profissão Repórter: "Eu sei que você está sofrendo, Dora, mas o papai também sofreu bastante!". Segue a mensagem e espero que você, meu novo amigo Gustavo Costa, consiga entender melhor e por favor, seja solidário, mas não precisa sofrer por mim, já tem gente demais sofrendo nessa história.
 
De: Jonas Golfeto <jonasgolfeto@terra.com.br>
Para: Adriana Mendes <mendes_jornalista@yahoo.com.br>
Enviadas: Sexta-feira, 19 de Agosto de 2005 11:36
Assunto: Re: pensa


Olá,

Não tenho raiva, nem ódio de você. Não estou fazendo nada por vingança. O processo de atribuição de guarda é penoso para nós 3. Vamos nos acalmar e nos entender judicialmente, por favor.

 Jonas


On 8/19/05 5:02 AM, "Adriana Mendes" <mendes_jornalista@yahoo.com.br> 
wrote:

Jonas

Por favor, me diz onde vc está com a Dora, eu preciso saber. Esquece por um instante o ódio que vc sente por mim, a vontade que vc tem que eu morra, todos esses sentimentos negativos que vc alimenta por mim (e que, sinceramente, eu não entendo pq), pensa só numa mãe que teve uma gravidez muuuuuuuuito difícil, que fez de tudo para ter uma filha no nono mês, que segurou a onda, que amamentou bravamente, que ficou sozinha com a filha quando essa tinha 8 meses e cuidou dela desde então e muito bem. Pensa que essa mãe teve problemas pq ficou desamparada, foi demitida e pediu ajuda ao pai da filha e esse disse que sua vida não interessava, mostrou-se ausente, não deu apoio. Pensa que essa mãe teve depressão, que enviou um e-mail ao pai da filha pedindo ajuda e esse pai guardou esse e-mail para usar contra ela depois. Pensa que essa mãe ficou internada e durante a internação a única coisa que a fez persistir foi a lembrança da filha e a vontade de vê-la e ao sair da internação essa mesma mãe foi privada de vê-la, por esse mesmo pai, que se escondeu com a filha.

Esse mesmo pai que disse às amigas dessa mãe que nunca iria querer a guarda da filha, que só queria o bem da mãe. Pensa que essa mãe se recuperou e que entrou num acordo de visitas com esse pai, acordo esse que ela já havia pedido em 28/02, mas que o pai preferiu entrar com outro pedido em 13 de maio, tempo esse que a mãe pedia para o pai ver a filha, mas ele recusava-se, e a filha ficou 3 meses sem ver o pai, pq o pai preferiu assim. Pensa que essa mãe confiou nesse pai e decidiu morar mais perto para facilitar a vida de todos. E pensa que essa mãe foi enganada outra vez. E pensa que tem uma criança no meio disso tudo que ama a mãe e precisa da mãe e que ama o pai também, mas com todas essas ações e com o passar do tempo, essa criança vai entender mais e mais e saber a verdade e ter discernimento e mudar o sentimento tão puro de amor dela. Pensa nesse ódio insensato que vc sente por mim, reflita por algum tempo em tudo o que aconteceu desde que eu engravidei e analisa quem tem motivos para odiar quem.

Vc não consegue se comunicar comigo, há uma barreira intransponível entre nós? Tudo bem, não precisamos nos ver ou falar, mas a Dora não tem nada a ver com esse ódio mortal que vc sente por mim. Eu sei que vc deseja minha morte, mas pensa que com a minha morte, sua filha ficaria órfã e, por mais que vc me odeie, não é legal ter uma filha órfã. Eu não quero minha filha órfã, nem de pai, nem de mãe.

O que passou, passou, vamos fazer diferente.Como já dizia Borges: "Não existe perdão, não existe vingança. O esquecimento é o único perdão e a única vingança". Quer se vingar de mim pelo não sei o que que eu fiz? Esqueça. Essa é a melhor vingança. Vc estará vingado. Não use uma criança para se vingar, isso é muito mesquinho. Não invente histórias para se vingar, isso é muito mau caratismo. Somente esqueça.Só não esqueça de me passar o endereço e telefone da minha filha. Vc não pode fazer o que está fazendo e cansei de ficar levantando provas para levar para juiz. Aliás, vc também deveria estar cansado disso tudo. Não te cansa ficar armando? Enganando? Fugindo? Mentindo?

Por favor, pensa na Dora. Se continuar desse jeito sabe o que pode acontecer? O juiz achar que nenhum dos dois tem capacidade para ficar com a criança. Vc deseja isso para a Dora?





2 comentários:

  1. Adriana,
    a sua aparição em minha vida foi realmente um acaso impar! Estou ainda mais ansioso para ler o livro agora que me dei conta da grande figura que o esta escrevendo.

    É muito triste saber que uma mãe seja privada do convívio da filha.

    Quando eu e a Luciana percebemos que nosso casamento havia acabado não tivemos a menor dúvida da única providência que ainda deveríamos tomar: manter o nosso filho protegido das nossas angústias. Proteger o pequeno era nossa prioridade. Quando decidimos informar que iríamos nos separar tivemos a certeza de que tudo que poderíamos ter feito para prepará-lo tinha sido feito.
    É claro que todos sofremos, mas a certeza de estarmos sendo sinceros e transparentes com nosso filho nos deu um conforto que precisávamos para seguir em frente.
    Nunca tive dúvidas da especial importancia da mãe na criação de um filho e, diante disso, decidimos que a criança ficaria com a Luciana e eu teria livre acesso a vistas.
    Foi a decisão mais sábia da minha vida!
    Meu filho hoje entende nossa decisão, respeita nossas diferenças e demonstra um amor maravilhoso pela família que tem.
    Não tenho dúvidas que você e o pai de sua filha são abençoados com o amor incondicional da Dora. O tempo fará sua parte...façamos a nossa parte.



    Querida Dora, Sua mãe te ama...tudo o que aconteceu foi em nome desse amor. O tempo irá se encarregar de aparar as arestas criadas. Quando isso acontecer, tenha certeza que você terá, em sua mãe, aquele colo delicioso que você sempre sonhou...

    Adriana, Dora e Miranda...um beijo no coração de cada uma de vocês...vocês formam uma linda família!

    Gustavo Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, adorei seu comentário! Principalmente pq é o que acontece entre pessoas sensatas... de início nem teve papo de guarda, eu pedi para ele sair de casa qdo Dora tinha 6 meses, qdo ela tinha 11 ele mudou-se, foi morar com a irmã... nunca imaginei que passaria por tudo isso. Deixar chegar nesse ponto é muito doentio, há uma criança com a infância perdida num processo... a vida passa tão rápido, dos 10 anos de Dora, 7 estão nessa batalha judicial, como bem escreveu o pai dela no email curto, grosso e direto: "o processo de atribuição de guarda é penoso para nós 3". Dane-se se a filha pena ou sofre... eu só tentei evitar o sofrimento de minha filha, que estava sempre doente, que teve urticária gigante de tantos antibióticos dado pelo pai... eu fiquei cuidando dela por 5 dias, no meu apt no Guarujá... mas como só tinha direito de pegar no sábado e entregar no domingo (sim, é triste, mas a criança é tratada como objeto pela Justiça... e pelo pai...), o guardião foi buscá-la com 2 (!) oficiais de Justiça, advogada... isso pq fiquei cuidando dela! Lá em SP, ela ficaria com a babá!!! Triste, mas nada é maior que o ego do guardião de Dora. Isso aconteceu em 2005! Há quanto tempo minha filha sofre nas mãos desse pai psicopata. Aparar arestas? Já tentei, viu. Agora eu desisto. Só fazendo curso de criminologia e análise de perfil psicopata para entender como agir com esse ser...
      Quanto a quem escreve esse livro, há mais figuras ilustres escrevendo, o que só engradece esse trabalho. Não é tarefa fácil biografar um mito! Muito obrigada por tudo! Bj no seu coração também!

      Excluir