segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Subversiva

   Seria muito cômico, não fosse tão trágico. No processo me acusam de ser subversiva!
   Vejamos o que significa isso: até o século XV, a palavra subversão era relacionada aos reinados. Subversivo era aquele que ia contra os desígnios do Rei. Pessoa que causava transtorno, revolta, ira! Para  pessoas que se consideram reis ou rainhas, o subversivo é o que não segue suas normas ou vão contra suas verdades únicas.
   No uso moderno, o termo refere-se a tentativas de destruir estruturas de autoridade, é um termo mais ligado ao clandestino, alguém que quer acabar com as bases da fé no status quo. Para o filósofo chinês Sun Tzu, que viveu há mais de 2 mil anos e é autor do aclamado "A Arte da Guerra", as ações indiretas, de subversivos, são as que determinam o futuro da guerra. Simbolicamente comecei ler esse livro em 2005, quando minha filha foi arrancada de mim pela  primeira vez e fiquei perdida, sem chão, busquei leitura que me norteasse. Tão sem chão e perdida estava que fui assaltada um par de vezes, numa dessas o livro foi junto na bolsa. Preciso tê-lo de novo!
  Então, sou uma subversiva. Nos anos de chumbo da ditadura no Brasil, os estudantes, os intelectuais, as cabeças pensantes, os que iam contra aos generais, eram chamados de subversivos. Foram presos, torturados, mortos! É isso que fazem com subversivos. Imagino que seu eu fosse jovem nos anos 70, seria uma dessas presas. Porém, estamos em 2011, não vivemos na Ditadura, mas há 7 anos venho sendo torturada e, enquanto não me verem morta, os ditadores da atualidade não me darão paz em vida, só a paz eterna! Quem sabe assim reinará tranquilidade na estrutura familiar tão bem construída? A mãe subversiva  morta.
  Ir contra toda e qualquer forma de autoritarismo é pura subversão. Ir contra ao sistema judiciário falido, que todos sabemos que precisa de uma virada de página geral, é ser subversiva. E que poder tem a subversão! Dia desses num cartório de Fórum, o próprio diretor do cartório, quando eu questionei o que fazer para parar com tanta papelada de processo, respondeu, irônico, porém enfático: "botando fogo em tudo isso aqui!" Fantástica resposta subversiva.
  Se nos tempos modernos a subversão segue paralela com atos clandestinos, nossa, como cometi o crime da subversão! Será que uma mãe subversiva não tem direito à maternidade? Bom, se essa mãe cometeu o erro fatal de ter uma filha com o oposto da subversão, uma pessoa enquadradinha, egoísta, totalmente preocupada com a imagem e com o que os outros estão pensando, sim, ela vai perder esse direito porque o oposto da subversão não suporta novas ideias, não suporta a liberdade. E o oposto vai tentar de todas as formas "legais" enquadrar a subversiva! Já que a tortura foi embora junto com o AI-5, resta tortura  psicológica, alegações falsas, metralhadora midiática. E assim conseguem aniquilar uma subversiva. O enquadrado não consegue suportar a libertária subversiva. Então tenta aprisioná-la de forma torpe, usando a filha para prendê-la. Em visitários públicos, no cárcere infantil. É isso que o enquadrado exige novamente: que eu e minha filha voltemos a nos ver em Visitário Público. Não satisfeito com toda a tortura já cometida, com todo o mal causado, o enquadrado tenta enquadrar, de todas as formas, a mãe subversiva. É a solução moderna de prender pessoas de espírito livre! Pobre Dora, uma menina tão talentosa e sensível, corre o risco de tornar-se aberração. Será aquela que apareceu no Fantástico, no Profissão Repórter, que tem a mãe subversiva e o pai torturador! Não, minha filha, não vou permitir que te apontem na rua. Você será sempre talentosa, popular e sensível. E, se tudo der certo, muito subversiva!
 Porque as minhas ideias já foram plantadas. E numa cabecinha muito especial, diria mesmo genial. Que o mundo seja infestado pela praga da subversão, só assim poderia  mudar alguma coisa nessa realidade tão caótica e ostensiva do século XXI.

3 comentários:

  1. UM VIVA A TODOS OS SUBVERSIVOS.....ELES MUDARAM E CONTINUAM MUDANDO O MUNDO.....PARA MELHOR.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não é tão simples assim.

    https://www.youtube.com/watch?v=iK4kZSU-5Cg

    ResponderExcluir