domingo, 7 de abril de 2013

Escrever é Sagrado

   Três meses é muito tempo! Aconteceram tantas coisas, algumas boas, muitas ruins. Algumas situações não mudaram, outras mudaram e voltaram a ser como antes. Pensei em escrever tantos textos, mas não escrevi e as palavras foram engasgando no meu peito. Por que eu escrevo? Para organizar meus pensamentos, ordenar um pouco a minha vida. Se fica só no pensamento é como se não existisse, se perdesse no tempo, escrever é como deixar uma marca para a posteridade. Acho o ato de escrever sagrado. E também porque é o que faço e não há nada mais gratificante para quem escreve do que ter seu texto lido e comentado. Mesmo quando a crítica é negativa, alguém leu e se importou ao ponto de comentar. 
   Mas agradeço especialmente algumas leitoras que nunca me viram, mas me mandam email de encorajamento para voltar a escrever, qualquer tema que fosse, porque sentem falta do meu texto, porque seguiam o blog e acompanhavam minha saga. Mesmo não podendo mais escrever sobre o tema, que eu escrevesse sobre música, amizade e amor. Obrigada Rogéria, Tatiana, Adriana, Natália e essas mulheres que não desistem nunca. E empurram quem parou.
   Parei de escrever aqui por uma imposição e nada mais emblemático do que voltar no Dia do Jornalista, esse profissional que confronta, investiga, denuncia, informa e, algumas vezes, faz seu trabalho pela metade. O jornalista nunca deveria entregar uma matéria sem ouvir, de forma imparcial, os dois lados. Infelizmente, não é sempre isso o que acontece. Mas o jornalismo que eu fiz e acredito é o que não se conforma, o que não se cala, que se faz necessário quando autoridades abusam do poder, quando uma voz precisa ser ouvida, uma denúncia precisa ser feita. Sim, ainda sou idealista, talvez um pouco ingênua, ainda acredito que a verdade é sempre a melhor opção e que compartilhar conhecimento é uma das formas de fazer uma sociedade mais justa.
    Queria falar aqui de Marcos Feliciano, presidente da Comissão dos Direitos Humanos, um quase nazista, com suas declarações homofóbicas, rascistas. É um absurdo uma pessoa dessas presidir essa comissão, mais absurdo é representar o pensamento de muitos, cheios de preconceitos, mas que não declaram porque vivemos nos tempos do politicamente correto. Mais absurdo é todo o tempo despendido e audiência dada para esse fato, como se nada mais acontecesse de péssimo neste País. Queria falar do Complexo Aquático Julio Delamare, no Rio de Janeiro, que será transformado em estacionamento. Como assim uma cidade que sediará a próxima Olimpíada destruirá um complexo pronto?Simples, depois superfatura outra obra e ninguém vai questionar sobre isso. Queria falar do Papa Franscisco e sobre os escândalos do Vaticano, não só os sexuais, mas os financeiros também. Será que finalmente perceberam que o mercado religioso é lucrativo? Queria falar da eminência de um ataque nuclear pela Coreia do Norte. Há muita brincadeira sobre o fato do jovem ditador coreano ser um lunático mimado, mas esquecem que os senhores da guerra costumam ser lunáticos. A destruição em massa só pode ser coisa de gente que não pertence ao planeta. Mas tudo isso ficou velho em três meses, tudo fica velho muito rápido na era digital, são tantos novos absurdos e escândalos superando os anteriores, que fica difícil passar mais de um dia sem escrever, porque as opiniões se perdem, porque alguém já escreveu o que eu pensava e não quero mais do mesmo.
   Só o que não passa rápido é o amor e a saudade. Em três meses o tempo só aumentou esses sentimentos. O tempo não ajuda a melhorar, só deixa quem amamos mais amados e a distância com mais saudade. 

6 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhh,que saudades dos seus textos,amiga.Bem-vinda de volta!!!

    ResponderExcluir
  2. Tava com saudade!!!
    Que bom que voltou.
    Que pena que não como eu gostaria.
    Seja bem-vinda novamente em meus dias!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Um pouco enferrujada, meio amarga, mas voltando... bjs!

    ResponderExcluir
  4. Obaaaa! Escreva, escreva e escreva!! Se ninguém te ouve, escreva!! Tô sempre por aqui! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Também estamos sempre por aqui! Saudades de vc e seus textos... Vamos tentar nos falar por skype? Beijos pra vc e Mi.

    ResponderExcluir