quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Feliz Aniversário Dorinha

    Hoje Dora completa 10 anos! Como passou rápido. Lembro cada momento do dia que ela nasceu. Nascimento do primeiro filho é muito marcante. Passamos para um estágio novo da vida, do amor incondicional e absoluto. Até Dora nascer eu tinha uma vaga ideia do que era o amor. Depois dela só amei com intensidade, inteira, com vontade. Depois que Dora nasceu passei a questionar mais atitudes, desejos, ideais, fez mais sentido tanta coisa e tantas outras perderam o sentido.
   No primeiro aniversário de Dora fiz uma festa em São Paulo, onde morávamos. O pai dela, Jonas Golfeto, chegou atrasado, pois na noite anterior havia sido a festa de formatura de sua irmã, Raquel Golfeto. Ligou no meio da festa, pedindo para eu ir buscá-lo ou algum amigo meu... claro que ninguém deixou a festa para isso. Jonas chegou, já nem tinha filme na máquina fotográfica (eu tinha uma Pentax S10, digital era para poucos em 2003). Na semana seguinte houve outra festa no Guarujá, na casa da minha prima Kátia. Ninguém da família Golfeto foi, todos foram convidados.
   Posso relembrar e enumerar todos os aniversários de Dora. Menos esse. Os 10 anos de Dora não terão mãe, nem irmã, nem seus melhores amigos. Com certeza ela terá uma bela festa, em que ninguém que fez parte da sua vida será convidado. Dora está numa nova casa, nova escola, novos amigos, novo quarto, novos brinquedos... tudo novo na sua vida, para que esqueça o que teve comigo... como um avô psiquiatra infantil permite isso?
   Há um ano choro todos os dias. Não o dia inteiro, mas todos os dias. Às vezes mais, outras menos, no banho, no quarto, no carro, viajando, lendo...há 364 dias levaram Dora e nunca mais nos vimos. Já fui na casa dos avós, mas chamaram os guardinhas do bairro, ligo todos os dias, mas desligam. A Justiça? O juiz Ricardo Braga Monte Serrat nem é mais o juiz do processo, estamos sem juiz! Mesmo assim depois de 7 meses da contestação da outra parte, é esse mesmo juiz que pede para minha advogada contestar a contestação. Sarcasticamente falou para minha advogada que ele demora porque em Ribeirão Preto é muito quente, por isso não pensa direito. Repetiu minhas palavras, do que escrevi nesse blog... culpa minha então? Devemos concordar com todo o sistema corrupto, moroso, arraigado em valores e Leis ultrapassadas? Devo aceitar o inaceitável? Devo achar normal que quem acusa primeiro (sem provas) tome a guarda? Agora de ¨vingancinha¨, o juiz não vai deixar Dora ver a mãe? No meu entender, um juiz de Vara de Família deveria se preocupar com o bem estar da menor! Mas ego e vaidade não combinam com Justiça!
  Tenho que ficar calada e parar de escrever? Acho absurdo que um promotor que nunca tenha visto a minha cara e de minha filha me proíba de vê-la, graças às mentiras escritas por Danilo Murari, um dos advogados de Jonas Golfeto. Eu queria muito mesmo ser diferente. Saber calar diante de injustiças, saber ficar fria diante de provocações ridículas, mas não posso deixar minha essência, eu já morro a cada dia, mais rápido do que morreria naturalmente. Ainda na escola eu brigava com quem tratasse mal meus amigos de óculos ou gordos. Na natação também. Aliás, quem tratasse mal qualquer um! Eu não sou apenas capaz de morrer por minhas filhas. Sou capaz de morrer por qualquer um que precise de ajuda, pois não saberia viver como uma omissa.
   Só espero que você Dorinha, não mude sua essência. Continue generosa, inteligente, meiga e feliz. Que continue gostando de tudo e todos que gostava e que não se deixe influenciar pelos seus atuais tutores (quem mesmo cuida de Dora? Não sei). Queria te dizer, Dorinha, que todos os seus amigos estão bem, mas não posso afirmar isso, pois não sei de muitos de seus amigos. Há 6 meses, ninguém liga mais para saber de Dora, acabei me afastando de pais que fiz amizade por conta de Dora. Não faz sentido ir na casa da melhor amiga de Dora, sem Dora, sem notícias de Dora. Já tem criança demais sofrendo... não é seu psiquiatra infantil avô de Dora?
   Eu não sei quanto tempo vou suportar viver assim...

6 comentários:

  1. Na festa de um ano de Dora, eu e minha esposa tínhamos um compromisso no mesmo horário. Portanto, combinamos com a Adriana de irmos mais cedo para ajudar nos preparativos. Enquanto Adriana, minha esposa, eu e mais alguns amigos enchíamos bexigas, perdurávamos enfeites, etc, o pai de Dora estava simplesmente fazendo sua mudança do apartamento. Ou seja, não encheu um balão, não pendurou um enfeite. Estava mais preocupado em sair dali... foi umas das cenas mais surreais que eu já vi na minha vida. Um pai absolutamente desinteressado e despreocupado com a festa de um ano da própria filha, mais interessado em desmontar suas coisas para ir embora. Foi lamentável! Ainda é.... força Adriana!

    ResponderExcluir
  2. Todos nós que amamos a Dora, a Adriana e a Miranda, temos boas histórias para contar. Essa garra e luta pela causa alheia sempre foi muito marcante na vida dessa minha amiga guerreira. Quem não se emociona ao relembrar os meses e meses de descanso ABSOLUTO para que a Dora nascesse linda e saudável?? Eu me lembro, eu estava lá. E a Dora sempre foi feliz e amada. e VC, DORA, SEMPRE SERÁ. AMO VC.
    Obs.: Entre outras coisas que me lembro, eu lembro até que ela [Adriana] era quem cuidava da casa, das contas da casa e até das contas do Jonas Golfeto, que sempre dependeu dos pais ou de alguma mulher para viver. Me lembro de um aniversário, que levei meu saudoso sobrinho Matheus, no qual ele simulou, isso mesmo, ele simulou que havia quebrado o cóccix (sim, fui verificar se escrevi certo...não tinha escrito certo), só para sair mais cedo da festa e pegar carona comigo e meu amigo médico. Esse meu amigo só me disse uma coisa: quem quebra o cóccix, não dorme de conchinha no banco de trs de um carro! Já contei essa história, mas ela ilustra como ele é escroto. O triste é ter que falar disso, num dia que deveria ser de mais luz e alegrias. Te amo, amiga!

    ResponderExcluir
  3. LEVANDO A MÁXIMA DE "SER MÃE É PADECER NO PARAÍSO"... TE DIGO QUE VC VAI SUPORTAR MUITO AINDA! VAI AGUENTAR ATÉ O DIA EM QUE DORA IRÁ RETORNAR, O DIA EM QUE ELA IRÁ SE FORMAR, VAI AGUENTAR O DIA EM QUE ELA FARÁ AS ESCOLHAS, OS JULGAMENTOS E AS DECISÕES E TENHA CERTEZA DE QUE NESTE MOMENTO VC ESTARÁ BEM FORTALECIDA PARA ACOMPANHAR DORA O RESTO DE SUAS VIDAS. PARABÉNS DORA PELOS 10 ANOS! SUGIRO A MÃE A COMEÇAR UMA CONTAGEM REGRESSIVA, DE TRÁS PARA FRENTE, COMO SE O DIA DA VOLTA DE DORA PARA SEU LAR SEJA UM NOVO DIA DE NASCIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com o Renato, e assino embaixo...
      afinal, até quando esperam que Dora viva nessa clausura, nessa separação forçada, contra a vontade dela? (é sempre bom frisar: CONTRA A VONTADE DELA, ou acham que enganam alguém, isto é, alguém além de magistrados de meia tigela que não honram a palavra JUSTIÇA?)

      VIVA DORINHA! não se preocupe amada, logo vamos comemorar tudo de novo, em dobro, quando vc estiver LIVRE e de novo junto com a sua mãe e sua maninha!

      Excluir
  4. Hoje MARIA minha filha também faz aniversári...é simplesmente inacreditável a nossos amigos que Adriana e Eu temos filhas que nasceram no mesmo dia.
    Amigas inseparáveis até dar a luz no mesmo dia...é impressionante.
    Desde 02 anos de Dora comemoramos juntas o aniversário delas. No primeiro ano Dora fez a festa em São Paulo, não pude comparecer mas fomos (eu e Marilene e as cças) na Festa na baixada (Dora teve 02 festas !!!! que alegria Adriana deu a Dora.
    A família paterna (que ama tanto Dora a ponto de retirar do convivio de todos nós e guardá-la secretamente em Ribeirão Preto) não compareceu em nenhuma, como pode? Primeiro ano da Neta e não apareceram....que amor é esse. Bom esta é outra história.
    São 02 aniversários sem Dora, nem um telefonema sequer elas podem se falar. Nem na net, pois foi bloqueada. É como se Maria (sua irmão gemea, como bricavamos sempre) tivesse morrido.
    Triste, muito triste esta história.
    DORA FELIZ ANIVERSÁRIO...SEJA FORTE TODO ESTE SOFRIMENTO VAI ACABAR...QAUNDO VOCE FIZER 18 ANOS, E ASSOPRAR SUAS VELINHAS, SEU DESEJO IRÁ SE REALIZAR. TE AMAMOS.
    VOCE FAZ MUITA FALTA SEMPRE MAS HOJE EM ESPECIAL A DOR É MAIOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, minha irmã, nem liguei para desejar feliz aniversário para a Maria... foi um dia confuso... amo vcs!

      Excluir