quinta-feira, 10 de março de 2016

Culinária Intuitiva na Casa do Ernesto

   A Casa do Ernesto é um espaço de trabalho e convivência coletivo. Foi inaugurada em dezembro do ano passado. Os ocupantes são profissionais que atuam em diversas áreas, principalmente nas sociais, socioambientais e de comunicação. Há engenheiro, há jornalista. Dividimos tudo: contas, espaço, ideias, desejos, projetos (de vida e trabalho). Só para situar como fui parar nesse grupo, voltarei uns meses no tempo. 
   Em agosto do ano passado decidi mudar para São Paulo, uma cidade que adoro, apesar das coisas que se tem para odiar. Então comecei a falar com os melhores amigos que moravam por lá. Entre eles a santista Carla Stoicov. A Casa do Ernesto era uma ideia que já vingava em três cabeças (das mais pensantes): Carla, Wilson Bispo e Flora Cytrynowicz.
   Para dissipar a maior dúvida: Ernesto não é uma pessoa, é um cachorro. E a proprietária da casa, a jornalista Gisele Paulino, é  também a "dona" do Ernesto. Só que a Gi viaja muito e acabou mudando para o Rio de Janeiro, por conta de um mestrado. O Ernesto ficou. Quem alugasse a casa, hospedaria o Ernesto. Embora ele tenha uma "cuidadora", que já morou na casa com o Ernesto. Enfim, em menos de 4 meses já tem muita história nessa Casa. Isso tudo foi apenas um lead bagunçado, como disse, para situar os leitores. Essa Casa vale um post só sobre os ocupantes. Outro só sobre a inauguração. Outro sobre a primeira reunião, que estipulou "as regras" da Casa.
     Mas vamos à culinária. De pouco tempo para cá começamos a cozinhar um "resto de tudo" o que tivesse na geladeira com os que estivessem no horário de almoço (que pode ser qualquer um entre 12h e 15h). E os que estivessem vindo, trariam o que faltasse. Quem me conhece, minimamente, sabe do meu pouco potencial nas manobras do forno e fogão. Por isso sempre fui a pessoa que lava a louça e faz o café. Na semana passada, Carla perguntou/intimou: "- Amanhã você faz o almoço?". "- Pode ser macarrão?". " - Fazer o que, né? A gente come". Paralelamente, há mais de um mês, eu combinava um almoço ou café com o querido Norian Segatto. Eis que ele aceita almoçar na Casa, assim aproveitaria para conhecer o espaço. Fiquei tensa.
     No dia seguinte deixei Miranda na escola e fui ao supermercado. Lembrei da minha musa Jout Jout* e do primeiro vídeo dela que vi (apresentado há um bom tempo por Dora, claro, minha assessora para assuntos de vlog), justamente sobre culinária intuitiva
      Fui no corredor dos legumes e saladas. "Alface não ofende ninguém e tomate é um coringa", pensei e peguei. Daí acrescentei algo que dá graça em tudo: gorgonzola! Segui confiante e avistei um lindo pacote de shitake, que adoro e combina com shoyo, que dá gosto em chuchu. Para completar batatas. Quem não gosta de batata? Com salsinha e azeite não deve ter erro.
    Cheguei na Casa e só estava Carla, numa reunião por skype. Fui para a cozinha e parti para intuição. Norian chegou pontualmente, em tempo de sentir o cheiro do shitake queimando no azeite (a intuição nem sempre leva à perfeição). Então Flora e Wil ligaram para dizer que chegariam para o almoço. "Nossa! Era para ser eu e Carla e agora somos cinco!" Ainda bem que tinha um arroz integral na geladeira, que abrilhantou a salada. Mesmo assim fiquei um pouco mais tensa. Os dois chegaram com uma quirche e ingredientes para fazer brigadeiro de sobremesa. "Ufa! Brigadeiro eu mando bem".
      Para evitar mal entendido, avisei que a culinária era intuitiva. Mas no final, não sobrou grão de nada para contar história. Foi um sucesso de público e crítica. A Casa do Ernesto realmente opera milagres! E me inspirei para escrever porque quem manobrou as panelas hoje foram Carla e Beto Gomes. Fiz de novo o tal brigadeiro. Apenas repetirei aqui o comentário do Wil após provar minha especiaria: "- Dri, larga o jornalismo!".

*Cozinhando intuitivamente com Jout Jout https://youtu.be/iDMdlihU9Dw

Um comentário:

  1. O lado ruim da Culinária Intuitiva é quando alguém pede pra você fazer novamente aquele Almoço Delicioso... Culinária Intuitiva não tem receita... rsrs

    ResponderExcluir