quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Tempo Todo Amor

    Chega um momento na vida que você pensa que já deve ter passado da metade dela. Estou neste momento, pode ser até que eu já tenha vivido mais de 80% do que me resta, não importa. O que penso é que por mais erros que possa ter cometido, por decisões precipitadas que me fizeram escolher o pior e mais doloroso caminho, me arrependo de muito pouco. É puro clichê, mas me dói mais as palavras que não disse, os abraços e beijos que não dei do que todas as porradas (metaforicamente falando) que tomei. E olha que sou uma beijoqueira, abraçadeira e faladeira incorrigível. Mesmo assim penso nas pessoas que amei e que podem não ter mensurado o tamanho do meu amor.
    Desde que Dora nasceu, em todos os dias que esteve comigo, ouviu inúmeras vezes "eu te amo". Há 649 dias ela não ouve mais minha voz, mas espero que meu amor esteja nela, assim como todos os abraços e beijos e palavras de carinho e coragem que sempre lhe dei. Sim, eu conto os dias, como o pessoal dos Narcóticos Anônimos, dos Alcóolatras Anônimos. Penso que eu vou viver sem Dora, só por hoje.
    Antes de dormir a última coisa que Miranda escuta é "te amo". Declarar o amor nunca é demais. A criança sente o amor, mas ouvir que a mãe a ama mais que tudo lhe dará sempre mais confiança. Miranda me retribui com um abraço e sua cara de sapeca: "Mamãe, eu te amo tanto!"
     Mesmo tendo feito tudo com tanto amor, parece que nada deu certo. Na gestação de Dora fiz repouso absoluto, ouvia Mozart, lia muitos livros, via muitos filmes, me alimentava só de orgânicos. Criei Dora com tanto amor, lhe ensinei tantas coisas, tantos valores, recebia seus amiguinhos em casa, ficava amiga dos pais de seus amigos. Espero que Dora nunca se esqueça disso, abdiquei muito por ela e foi porque eu quis, porque a infância passa rápido e queria torná-la um adulto que fizesse diferença no mundo. Nada deu certo. Agora tenho outra filha e não consigo fazer com Miranda o mesmo que fiz com Dora, porque vivo sob tensão e tortura, porque estou sempre angustiada e aflita, porque choro todas as noites e às vezes, todos os dias.
    E resolvi escrever um pouco mais sobre amor porque apesar da raiva, desse sentimento constante de que estou perdendo a vida num processo inútil, em que todos perdem, apenas alguns advogados ganham, o que sinto mesmo, o tempo todo é amor. E também porque ontem, antes de dormir, fui dar uma checada em emails e atualizações do facebook. Daí vi um vídeo engraçado, postado por Nathalia Melati, uma jovem, bela e inteligente jornalista, de umas fãs da saga Crepúsculo. Na sequência comentários hilariantes sobre amor puro e verdadeiro, de Ataualpa Pereira, um jovem, belo e criativo publicitário, que não por acaso é namorado de Nathalia. E também de Fabio Machado, que nem conheço, mas é amigo dos meus amigos, portanto, deve ser da mesma falange. Sempre dizendo que o amor vence no final, que nada é mais lindo do que o amor puro e verdadeiro. Uma brincadeira cheia de verdade.
    Como acordo sempre 6h20 e dificilmente durmo antes da meia-noite, o bom senso me dizia para desligar o computador e deitar. Mas uma playlist musical de amor foi iniciada justamente com Love Will Tears Us Apart, do Joy Division, quem me conhece só um pouquinho sabe do meu fascínio por essa banda. Daí teve Love Hurts em duas versões, Cure, Smiths, Brian Adams, Ryan Adams, The Bangles, Blondie, Ramones, Led Zepellin e eu pensei tanto no amor antes de dormir que sonhei com Dora a noite inteira. Como sempre ela estava enorme, maior do que eu. Dizia que não queria morar comigo, nem com o pai, queria ir para a casa da bisavó Josefa. Até onde sei nunca teve uma bisavó com esse nome. Nem apelando para a melhor amiga Raquel (ao menos era a melhor amiga até 649 dias atrás) consegui convencer Dora a voltar comigo, ela se despedia chorando, dizendo que não podia ficar ...
    Acordei antes da hora, angustiada e triste, mas ainda com muito amor. Miranda dormia ao meu lado, como um anjo. Ela é tão parecida com Dora fisicamente, as mesmas bochechas gordas, o mesmo amor. Não adianta, por mais que eu disfarce com minha ironia fina, com tiradas sarcásticas, por mais que sinta raiva, desespero, por maior que seja meu pragmatismo, o que mais sinto o tempo todo é amor.
   
    
   

6 comentários:

  1. Maravilhoso!
    "O amor não é só um sentimento, é a maior forma de inteligência que temos" (Marcelo Yuka)
    E é esse amor que vai te manter firme e trazer todas as coisas lindas de volta pra sua vida.
    Amo vc minha amiga! ;)

    ResponderExcluir
  2. Então é por isso que vc é tão inteligente! Além do cérebro, tem também um coração privilegiado. É tão exata e abstrata. I Love U2

    ResponderExcluir
  3. Ahh o amor! todos nós buscando compartilhar, ter e acessar este infindável sentimento... uns por caminhos tortuosos ainda que acreditando construí-lo por obrigação, outros pelo puro prazer que o amor concede, sem obrigações, sem conflitos, sem aprisionamentos, sem angústias... puro amor! Força Adriana, e ame muito, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter amigos há mais de 20, 30 anos é um motivo de orgulho pra mim. Dizem por aí que quem tem amigo, tem tudo. Como sou desprovida de irmãos e meu pai foi morrendo em vida (Alzheimer), tenho muitos amigos que são como irmãos, que sabem tanto de mim que nem preciso falar. E se tenho tantos amigos, só pode ser porque tenho muito amor. E amo vc! Porque adorei essa frase do Marcelo Yuka, citada pela Paola. Ah, como conheço pessoas inteligentes!

      Excluir
  4. Adriana,
    só o amor vale a pena.
    Piegas? Mas é o que é.
    Que bom que vc encheu sua Dora de amor, naqueles tempos de inocência... Com sorte, vc voltará a envolver sua pequena com mais amor, assim que ela voltar para você! E ela vai voltar, vc sabe!
    Beijos,
    A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sei que ela irá voltar, só não sei quando, nem como voltará, como estará sua mente e seu coração... sei como ela foi: uma menina segura, inteligente e cheia de amor...

      Excluir